sábado, 25 de outubro de 2008

Entrevista com Emerson Naja


NOTA: Emerson Naja é treinador de Muay Thai e pratica a modalidade a mais de20 anos. É ex-chute boxe e foi o pioneiro do muaythai na baixada santista. Foi também omestre dos professores Sandro de Castro, Alex Cobra e muitos outros. Fundou recentemente a associação santista de muaythai e inaugurou uma nova equipe aNAJA COMBAT TEAM - MUAYTHAI.
Nilson - Emerson Naja é uma satisfação porder fazer essa entrevista contigo. Acho importante que os jovens que estão começando hoje na modalidade tenham o conhecimento de quem fez muito pelo esporte fazendo com que ele chegue ao nível que se encontra hoje. Inclusive sabendo quem foi o pioneiro em cada região do país. Me fale um pouco como foi ser o primeiro a trazer o Muay Thai para Santos-SP.
Emerson Naja - A satisfação é minha...bom, .. quando cheguei em santos em 1993, não existia muay thai ..e ninguem sabia o que era. Foi quando comecei apraticar meus treinos com um pessoal que treinava outras lutas , como ...taekon do , full contact etc... foi quando resolvi ensinar algumas pessoas, ...a primeira academia de muaythai da baixada santista foi em um lugar chamado praia de santa cruz dos navegantes. Lá a gente treinava mesmo...academia dechão batido sem piso e sem equipamentos...os treinos evoluiram e mais tardea minha erquipe ja era conhecida em todo litoral ....tive vários atletas lá.. formei alguns e outros pararam...formei o Sandro de Castro que ficou tomando conta daequipe enquanto eu estava fora ( Curitiba ) ele foi ingrato e montou sua própriaequipe ( thaicenter) foi ai que surgiu a idéia de formar uma nova equipe Naja a NAJA COMBAT TEAM.
Nilson - Emerson você começou no Muay Thai com que idade e se houve algum fato importante que te levou a praticar O Boxe Tailandês.
Emerson Naja - Bem.... eu começei no Muay Thai com exatamente 12 anos deidade em Curitiba. A academia era a Chute Boxe. O pessoal de Curitiva tinha medodo pessoal da Chute Boxe por que os caras eram bravos mesmo...ninguem tinha coragem de ir lá pedir informação de treino ou muito menos fazer uma aula. Foi quando um amigo do colégio me convidou pra ir assistir uma aula, chegando lá eu estava meio sem ânimo para treinar o muaythai pois eu pensava que era uma luta como outra qualquer... foi quando eu vi uma cena que me fez querer começara praticar .... um cara chamado Claudio Popeye batendo saco ...um saco de courode Búfalo amarelo , ele estava batendo muito nesse saco, com chutes e joelhadas muito fortes...eu olhava aquilo e pensava que se alguem levasse um golpe daquele nunca mais andaria....foi assim que comecei a treinar o Muay Thai, aquela imagem ficou na minha cabeça até hoje.
Nilson - Nessa época, com quem você treinava e quais foram os professores com quem você já treinou.
Emerson Naja - Nessa época tinha um professor na Chute Boxe que se chamava Edmar dos Anjos. Um negão magro e alto que era o braço direito do Rudimar na época. Depois ele foi embora para os U.S.A e quem dava os treinos era o MestreFabio Noguchi que tinha um cabelão liso até a cintura. Treinei lá até os 18 anos depois vim para Santos.
Nilson - Fale sobre os seus melhores momentos como atleta e professor.
Emerson Naja - Como atleta já tive vários momentos bons...Um deles foi derrubaro lutador do Pride Edson Drago logo no início da luta no Storm Muay Thai GP. Ele com 20 kg mais pesado que eu. Perdi a luta mas foi um grande momento para mim...Outro momento foi ter ganho uma luta de VT em 4 segundos com um chute na cabeça (Champions Night X) e como professor tive muitas desiluções e traições dealunos, mas estou trabalhando agora para ter bons momentos.
Nilson - Você têm passagem por várias escolas. Nos fale um pouco sobre cada uma delas. Emerson Naja - Certo. Passei por várias escolas de Muay Thai no Brasil, depoisque vim para santos eu estava sozinho e passei a trenar em várias escolas. Em 2000 voltei para Curitiba para treinar e tentar arrumar lutas. foi quando deixei minha equipe nas mãos do meu aluno Sandro de Castro. Em Curitiba treinava com o Mestre Sérgio Cunha que foi quem me graduou ponta preta, depois ele foi para ojapão e comecei a trenar na equipe Dream Team do Anderson Silva também em Curitiba. Em seguida fui para Florianópolis treinar com a Boxe Thai do Mestre PedroPaulo e tambem me graduou Preta. Voltei para Curitiba e fiz parte da equipe do Mestre Fábio Noguchi ai fui ser sparring do Vitor Belfort em BH onde acabei fazendoalgumas lutas pela equipe dele. Depois voltei para Santos e conheci o Mestre Alvaro de Aguiar, que agora está fazendo um trabalho comigo para melhorar o MuayThai em São Paulo e litoral.
Nilson - O que você vê de positivo e negativo na popularidade que o Muay Thai se encontra atualmente.
Emerson Naja - De positivo vejo que o Muay Thai está despertando o interesse de várias pessoas na prática da modalidade e de negativo, vejo muitos professores de outras modalidades pensando que entendem de Muay Thai e não entendem nada. Emesmo assim dão aulas para as pessoas ensinando o Muay Thai de uma forma errada. Muay Thai é Muay Thai é Kick Boxing não é só socar e chuter.

Nilson - Além do Muay Thai você chegou a fazer alguma luta de vale-tudo?
Emerson Naja - Treinei boxe. Alias, sou lutador profissional de boxe. Treinei também Jiu Jitsu, Greco Romana e MMA.

Nilson - Nesses 20 anos de treino tem muita gente dessa época que ainda está na ativa?
Emerson Naja - Poxa..o único que está na ativa ainda é o Wanderlei Silva que era criança na época...tem outros que também estão na ativa mas não são conhecidos.Falando do pessoal da antiga, o Mestre Rafael Cordeiro foi eu quem o levou para academia Chute Boxe afim de conhecer o Muay Thai, ele fazia taekondo e era meu vizinho, foi quando o levei para fazer uma aula de Muay Thai e acabou se tornando o grande atleta e treinador que é hoje.
Nilson - E desse pessoal atual (lutadores internacionais ou nacionais) quais você considera como sendo um grande lutador?
Emerson Naja - apesar das derrotas ...gosto do Wanderlei Silva e do Cro Cop...
Nilson - Qual a diferença que você vê do Muay Thai praticado em 1986 para o atual?
Emerson Naja - Antigamente não existia shorts de Muay Thai no Brasil. A gentetreinava de calça e valia cotoveladas nas costas, não se ganhava dinheiro e os eventos eram precários. Não tinha tanta técnica, combinações...o clinch era feijão com arroz era só puxar a cabeça e dar joelhadas. Equipamentos também não haviamuitos comparado com os atuais. Ninguém sabia nada, só tinha mais garra, raça e o pessoal era mais sangue ruim...
Nilson - O que você acha que falta ao Muay Thai no Brasil para que ele possa sertão popular como na Europa e Ásia?
Emerson Naja - Falta o pessoal ver o Muay Thai como um esporte de luta como outro qualquer...sem medo de praticar...que as academias ensinem o Muay Thai de jeito popular que todo mundo possa fazer. E principalmente mudar o clima de "sangue nos olhos" nas academias para não espantar futuros praticantes. Na realidade muitas pessoas não procruram o Muay Thai por que pensam que vão apanhar na academia.
Nilson - Emerson Naja, muito obrigado pela entrevista e lhe desejo sucesso emsua nova Associação e Academia.
Emerson Naja - Obrigado Nilson...foi um prazer poder contar um pouco da minhahistória em seu site.... que esta de parabens pelas informaçoes do Muaythai nonosso país. abraço. savadee....

Nenhum comentário: